#1
Nome: Vivência do Quadrado
Breve descrição: Desenhar um quadrado no meio da sala. Realizar uma série de perguntas para os jovens, se a resposta for sim, o jovem entra dentro do quadro, se for não, ele fica do lado de fora.
Recursos: Uma fita crepe para desenhar o quadrado no chão da sala.
Objetivo: Promover a empatia entre os jovens ao reconhecer a dor do próximo.
Quando aplicar: Quando os jovens já estão integrados. Não realizar em grupos que ainda não se conhecem. Se for o caso, aplique a vivência dos papéis no canto da sala.
Cuidados: É necessário observar o nível de integração entre os jovens. Caso seja feito uma pergunta muito pessoal, que vai expor o jovem ao grupo, o grupo precisa estar integrado o bastante para acolher o jovem que teve a coragem de expor sua dor.
#2
Nome: Vivência dos papéis no canto da sala
Breve descrição: Colocar em cada canto da sala um bloco de papel. A primeira folha de cada bloco deve ser uma resposta diferente para uma pergunta que o facilitador realizará. O jovem deverá se deslocar para a resposta que ele acredita ser a mais coerente.
Recursos: Papéis, fita adesiva para colar os papéis na parede e canetão para escrever nos papéis.
Objetivo: Promover a integração dos jovens por meio de gostos similares.
Quando aplicar: Quando o grupo ainda não se conhece. A ideia é que não haja respostas erradas, apenas características que o jovem mais tem afinidade. Assim eles sabem quem tem o mesmo gosto que eles.
Cuidados: Fazer essa atividade em grupos que estão bastante integrados pode dificultar o controle da sala.
#3
Nome: Mudando de opinião
Breve descrição: Fazer duas filas de tal modo que o jovem que está na ponta de uma fila fique de frente para o jovem que está na ponta da outra fila. Entregar um papel escrito CONTRA para um jovem e outro papel escrito A FAVOR para outro. Fazer uma pergunta polêmica e cada jovem tem um tempo pra defender o ponto de vista de acordo com a placa. Depois disso, inverter a placa para o jovem defender a outra opinião.
Recursos: Papel escrito CONTRA e outro escrito A FAVOR.
Objetivo: Estimular o jovem a compreender outros pontos de vista diferente do seu. Lembrar que a vida muitas vezes nos coloca em situações inesperadas.
Quando aplicar: Essa atividade pode ser aplicada tanto no início do estudo quanto no meio dele. Não recomendamos realizar no final do estudo, uma vez que essa atividade é bastante cognitiva. Os grupos podem ou não estarem integrados.
Cuidados: Cuidado para não perder o controle pois os jovens podem se exaltarem. Deixe claro as regras sobre o tempo de fala de cada um, e que é necessário defender uma ideia que talvez o jovem não se identifica, pois o propósito da atividade não é estar certo, mas buscar se colocar no outro lado e respeitar as diferentes opiniões.
#4
Nome: Plante uma semente
Breve descrição: Plantar junto com o jovem, na própria sala, (recomendamos um feijão) e pedir para os jovens cuidarem dessa semente e trazer no próximo estudo.
Recursos: Feijão, terra, vaso de plantar e água. Oriente os jovens sobre os cuidados com o feijão. (Orientações básicas: Coloque o grão de feijão a uns 3 a 5 cm de profundidade. Cubra com terra levemente e regue. Precisa de bastante sol (pelo menos 4 a 6 horas por dia). Regue de forma moderada, sem encharcar. A terra deve ficar úmida).
Objetivo: Promover a ideia de compromisso e o senso de cuidado, dedicação e disciplina.
Quando aplicar: Aplicar essa atividade no final do estudo, depois das ideias da aula foram expostas e discutidas. A proposta dessa atividade é estimular o jovem que ele precisa plantar uma semente, cuidar, procurar orientação para que a semente cresça. Pode ser relacionado com o compromisso de honrar os pais, de ser disciplinado nos pensamentos.
Cuidados: Em geral, esta atividade demanda tempo, no mínimo 20 minutos dependendo da quantidade de participantes. Cuidado para não passar muito do tempo do estudo.
#5
Nome: Árvore da Criação
Breve descrição: Desenhar em cartolina o caule de uma árvore e pintar as mãos dos jovens para que eles coloquem a palma da mão deles onde seria a copa da árvore. Colocar a marca das mãos e formar uma coca de árvore pode ser associada a um compromisso que criamos em grupo. Deixar a árvore exposta na sala da mocidade para todos lembrarem do compromisso.
Recursos: Tinta, cartolina, pincel, pano e água.
Objetivo: Promover a ideia de compromisso com os jovens.
Quando aplicar: Pode ser aplicada no início do semestre, como forma de dividir a responsabilidade da mocidade com todo o grupo. Essa atividade pode ser aplicada no final da aula após apresentação das atividades do semestre da mocidade.
Cuidados: Costuma ser uma atividade tranquila de executar. Cuidado apenas para não transformar a responsabilidade de fazer a mocidade funcionar, com culpa ou frustração ao longo do semestre caso a mocidade não aconteça do jeito que esperado, e ainda associarem esse sentimento à árvore.
#6
Nome: Campo minado ** mentor e obsessor
Breve descrição: Utilizar um barbante para criar um caminho que pode de ir de uma ponta a outra na sala. No caminho, coloque pedras ou objetos que sirvam de obstáculos. Vendar os olhos do jovens e pedir para passarem por este caminho. Pode haver uma pessoa de fora desse caminho, eles representam a espiritualidade que nos instruem.
Recursos: Barbante, pedras e vendas para os olhos.
Objetivo: Compreender que nosso caminho possui obstáculos e que fazem parte do nosso processo.
Quando aplicar: Pode ser aplicado no início da aula, como forma de integração.
Cuidados: Importante que todos os jovens, caso queiram, tenham a experiência de passar pelo caminho e também de representarem a espiritualidade do lado de fora do caminho. Assim eles terão a oportunidade de compreenderem os dois pontos de vista
#7
Nome: Caixa do espelho
Breve descrição: Utilizar uma caixa de sapato e colocar um espelho dentro. Preparar os jovens dizendo que dentro da caixa tem a foto de uma pessoa muito bonita, que possui um grande potencial para ser quem ela quiser, é uma pessoa muito amada por Jesus e por Deus e ela está encarnada nessa momento. Depois disso, falar que ninguém pode dizer nada até todos verem quem é essa pessoa. A caixa vai passando na mão de um jovem de cada vez.
Recursos: Caixa de sapatos e espelho.
Objetivo: Estimular o jovem a se reconhecer.
Quando aplicar: Pode ser feita do meio para o final da aula para que o jovem saia com bom sentimento do estudo e consciente do amor de Deus por ele.
Cuidados: Pode ser que essa seja uma temática mais delicada para o jovem, ele pode se sentir inseguro com ele mesmo e até pouco amado pelos pais. E essa vivência pode mexer com eles. Importante conversar com quem não se sentir bem
#8
Nome: Gincana de responsabilidades familiares
Breve descrição: Criar um circuito de tarefas para que o jovem possa realizar em menor tempo. A primeira atividade pode ser dar banho e uma boneca, a segunda pode ser limpar o chão da sala, a terceira pode ser pagar contas separando dinheiro fictício com o valor do boleto.
Recursos: Bacia com água, boneca, toalha, vassoura, folhas de árvore, dinheiro fictício, boleto.
Objetivo: Estimular a empatia pelos pais e familiares e cuidadores dos jovens.
Quando aplicar: Aplicar no início ou no meio da aula para promover a reflexão.
Cuidados: O mais importante não é um grupo ou outro ganhar mas vivenciar as tarefas realizadas pelos pais. Devido o percurso ser pequeno, é aconselhável que apenas um jovem de cada vez faça o percurso. Dependendo da quantidade de jovens, essa atividade pode levar tempo. Em alguns casos, pode ser dividido a sala em grupos de jovens e cada grupo pode representar um ou dois competidores
#9
Nome: Andar sobre a corda de olhos vendados
Breve descrição: Utilizar uma corda com espessura entre 10 e 16 mm. Dar alguns nós no meio da corda em locais diferentes. Vendar os olhos dos jovens e pedir para andarem descalço com os dois pés sobre a corda. Os nós representam obstáculos da vida.
Recursos: Corda de 10 a 16 mm, de 3 a 5 metros dependendo do tamanho do ambiente. Venda para os olhos.
Objetivo: Compreender que nosso caminho possui obstáculos e que fazem parte do nosso processo.
Quando aplicar: No início ou no meio da aula para estimular o diálogo posteriormente.
#10
Nome: Escrever uma palavra sem encostar numa caneta
Breve descrição: Escolher uma palavra que representa a temática do evento. Amarrar vários pedaços de barbante no pincel atômico para que o jovens segurem a caneta usando os barbantes. Nao pode encostar na caneta. A proposta é que o jovem escreva a palavra na folha segurando apenas os pedaços de barbante. Cada jovem pode segurar apenas uma ponta do barbante.
Recursos: Papel, barbante e canetão.
Objetivo: Compreender que o trabalho em equipe pode nos levar a cumprir tarefas que sozinho não conseguiríamos.
Quando aplicar: No início do estudo, para promover a integração do grupo.
#11
Nome: Assar um bolo
Breve descrição: Propor aos jovem a assarem um "bolo de caixinha". Deixar eles lerem as instruções e se organizarem para prepararem a massa e assarem o bolo. Após assar, ver com os jovens o que eles querem fazer com o bolo.
Recursos: Ovo, farinha, leite, manteiga, bolo de caixinha, forma e forno.
Objetivo: Promover o entendimento sobre doar tempo, energia, atenção e afeto, não somente bem material.
Quando aplicar: No início do encontro, realizar as discussão enquanto o bolo está assando. Retomar a discussão depois que entregarem os pedaços do bolo.
Cuidados: Cuidado com o tempo de preparar e assar o bolo para não avançar após o horário do estudo.
Fique a vontade para compartilhar as atividades exitosas que você tem realizado na sua mocidade. Vamos construir juntos um banco de atividades e contribuir com o engajamento dos jovens.
Abaixo estão as descrições de todas as atividades realizadas na programação jovem dos Congressos Espíritas de Goiás dos ultimos anos. Você pode utilizar estas atividades e adaptá-las para aplicar na sua mocidade. Se você tem atividades interessantes e que tenha aplicado na sua mocidade, por favor, nos encaminhe para colocarmos aqui no nosso site para que outras mocidades possam ter acesso a este material. Isso fortalece o trabalho das mocidades e estimula os jovens a se engajarem nos estudos.